São as águas de…fevereiro. O segundo mês de 2020 mal começou e já choveu na cidade de São Paulo 50% do esperado para todo o mês. E o pior: a previsão é de mais tempestades e pontos de alagamentos. A chuva forte só deve parar na próxima quarta-feira (12).
Agora, como saber se o seu carro está protegido? Autoesporte separou algumas dicas para garantir que o motorista não seja pego desprevenido. A primeira: se possível, não saia com o carro nestes dias.
Começou a chover forte, a água está subindo. E agora?
Em primeiro lugar, observe os outros carros que eventualmente estejam trafegando pelo local do alagamento. Se a água já estiver ultrapassando a metade da roda, desista de tentar atravessar, pois o risco de entrar água no motor aumenta consideravelmente. A falta de visibilidade do asfalto também pode fazê-lo cair em buracos fundos, danificando a suspensão.
E se eu decidir prosseguir?
Realize a travessia em primeira ou segunda marcha, lentamente, mantendo uma boa distância do carro da frente – o suficiente para desviar dos carros sem precisar parar. Mantenha a velocidade e aceleração constantes para evitar a formação de ondas e a entrada de água no escapamento, que pode ocasionar um calço hidráulico (entrada de água nas câmaras de combustão do motor).
Para quem tem carros automáticos, a dica é deixar o câmbio na posição “1” ou “L” (de Low, que mantém a marcha mais forte – normalmente a segunda – constante sem trocar para a seguinte), caso não haja opções de trocas manuais. Mas fique atento pois nem todos os modelos possuem esse recurso.